Skip to content

Thibau Nys e Fem Van Empel vencem o Europeu de Cyclocross

A temporada de CX (Cyclocross, não confunda com XC!) está em alta e em breve vai ficar ainda mais quente. O campeonato Europeu trouxe muitas cenas bonitas e vitórias que...

A temporada de CX (Cyclocross, não confunda com XC!) está em alta e em breve vai ficar ainda mais quente. O campeonato Europeu trouxe muitas cenas bonitas e vitórias que nos dão um belíssimo patamar de quem são os monstros da modalidade mista mais nervosa do mundo.


O belga Thibau Nys triunfou após uma exibição agressiva e assertiva. Ele derrotou Felipe Orts (Espanha) por três segundos e Eli Iserbyt (Bélgica) (aquele que pisou na roda de um concorrente) por nove. O filho da lenda do ciclocross Sven Nys usou tanto sua aptidão física quanto suas habilidades técnicas superiores para superar seus rivais.

Fem van Empel liderou uma dobradinha holandesa na corrida feminina, superando Ceylan Alvarado perto da linha depois que as duas finalmente se distanciaram de Lucinda Brand.

Seu triunfo a fez repetir sua bela conquista da temporada de cyclocross de 2023/2024, adicionando o sucesso do campeonato europeu a uma vitória no campeonato mundial.

"Foi uma corrida superdifícil porque é muito rápido e difícil abrir uma lacuna", disse Nys após seu próprio sucesso.

“Entrei na corrida com a sensação de apenas deixar acontecer e tentar me adaptar a cada cenário diferente. Não esperava ter tanto controle desde o início. Estava tudo claro na minha cabeça e eu sabia exatamente o que tinha que fazer.”

Foi uma disputa mais acirrada para Van Empel, que ficou em segundo plano no final da corrida feminina e permitiu que Alvarado e Brand trocassem posições em uma disputa nervosa.

“Esta é uma corrida com uma camisa. Gosto dessas camisas”, disse a atual campeã mundial.

“Continuei lutando durante toda a corrida e significa muito que eu conquiste a vitória.”

“No momento em que assumi a frente, tive controle total sobre a corrida”, disse Nys, eufórico.

“Eu tinha o melhor cara comigo porque sabia que ele iria correr para o pódio. É perfeito, 100% perfeito.”

De fato, Orts comemorou na chegada como se tivesse vencido a corrida, com sua medalha de prata significando claramente o mundo para ele.


“Ele é super forte. Eu sabia antes de vir para cá que ele estaria realmente pronto para isso”, disse Nys.

“Acho que era realmente um grande objetivo para ele ser realmente bom aqui. Tê-lo comigo é perfeito porque nos entendemos muito bem e ambos estávamos correndo a todo vapor para os lugares do pódio. É perfeito.”

Nys foi campeão mundial nas categorias sub-23 e júnior. Ele está eufórico por ganhar sua primeira medalha de ouro como competidor de elite.

“Significa muito. É uma loucura poder correr com uma camisa diferente na próxima semana. Estou sem palavras”, disse ele.
“Estou realmente muito feliz com esta. Foi uma corrida muito difícil e talvez a batalha mais legal até agora nesta temporada”, disse Fem Van Empel.

Assim como Brand, Van Empel combina uma temporada movimentada de estrada com uma grande agenda de corridas de cyclocross. Ela indicou que avaliará seu esforço, tentando encontrar o melhor equilíbrio.

“Por enquanto, tenho um pouco de descanso e algum treinamento”, disse ela. “Acho que estarei de volta em duas semanas, e depois as copas do mundo, é claro. Veremos mês a mês como será.”

Thibau Nys provavelmente também seguirá a mesma abordagem. Ele também é um ciclista profissional de estrada, vencendo nove corridas pela Lidl-Trek este ano.

Isso incluiu a vitória geral no Tour de Pologne e no Tour de Hongrie, destacando o jovem de 21 anos como um talento especial.
Leave a comment

Your email address will not be published..

Cart

Your cart is currently empty.

Start Shopping

Select options